Sobre Vanatrú
Por
Nicanthiel Hrafnhild & Svartesól
(Tradução: Assen)
Declaração de Propósito
Este livro pretende ser uma introdução ao Vanatrú - ao lado de Heathenry (paganismo germânico), centrada na adoração dos deuses Vanir. Como uma introdução, este texto será muito básico e para o lado curto. Vai dar apenas o suficiente para aqueles que se inclinam para o Vanir saber esta opção está lá fora, mas será necessário para o progresso em um estudo mais aprofundado e colocá-lo à prática.
Este livro funciona sob a suposição de que o leitor já está familiarizado com o paganismo e, especificamente, um sistema de crença politeísta, por isso, enquanto a idéia de Vanatrú pode ser novo para eles, a idéia de adorar deuses múltiplos que são poderes da natureza, não devem ser novos.
O material coletado aqui é baseado na observação e na experiência dos autores, que foram a isso, há algum tempo, e também ficaram de consenso com um grupo de Vanatruar - ergo, este material pode ser visto como representando uma grande parcela daqueles que se identificam como Vanatrú. No entanto, os autores não fazem nenhuma pretensão de falar para todos que se identificam como Vanatrú, e o leitor pode descobrir as crenças e as práticas variam de um para o outro. Na verdade, a única coisa que Asatru e Vanatrú definitivamente têm em comum é ter nenhuma autoridade central, e cabe ao indivíduo decidir o que tal rotulagem significa para eles.
O que é Vanatrú?
A palavra é um neologismo Vanatrú significa "Fé nos Vanir", que entrou em uso na década de 1990. O Vanatrú é termo usado para descrever a prática religiosa dospagãos (pagãos germânicos) que se concentram principalmente em Frey, Freya eNjord (e às vezes Nerthus). O renascimento do paganismo germânico concentrou-se principalmente sobre o Æsir, e os Æsir e os Vanir têm sido tradicionalmentepromovido como um panteão perfeitamente misturados, com as estruturas de mesmo ritual e oferendas dadas a todos. A necessidade do termo Vanatrú surge no reconhecimento de que o Æsir e os Vanir, cada um tem seu próprio conjunto demistérios, e os Deuses individuais de cada tribo mais. Muitos de nós, através da conexão com o Vanir, sentem que são inerentemente diferente dos Æsir, e muitos de nós pode não ser capaz de se conectar com o Æsir em tudo.
Costuma-se dizer que o Æsir, são os deuses da civilização e os dos Vanir, os deuses da natureza, aqueles que são atraídos para a maioria dos Vanires parecem ser chamado de naturalistas devido a sua inclinação, assim porque sua religião como enfoque centrada na terra, enquanto muitos Asatruares vão dizer que a sua religião está centrada na comunidade. Esta é a chave, e o que diferencia os duas.
Em última análise, toda a palavra 'Vanatrú "implica um foco na Vanires - isso não significa que ele é" a versão de Vanir Asatru "necessariamente. De fato, muitos que se relacionam com os Vanir sobretudo encontrar também eles são convidados pelo Vanires (seja a título definitivo ou em inclinações sutis e lampejos) para honrá-los de uma maneira diferente do que o padrão formatos ritual pagão moderno. Alguns passam a trabalhar com os Vanires num contexto Wiccan ou Druida porque estas religiões são baseadas na Terra e o simbolismo cerimonial se encaixa muito bem com as éticas Vanires e mitos. Alguns podem continuar a adorar no formato ritualpagão moderno padrão, e isso é bom também - Frey foi dado blóts, depois de tudo -e se funciona para eles, então é isso que conta. O que é certo para uma pessoa em seu culto dos Vanir não pode ser bom para outra.
Trabalhar com cada Deus em seus próprios termos, com seus próprios ritos e mistérios (ao contrário de tratá-los como sendo tudo a mesma coisa, fazendo os mesmos ritos com as mesmas oferendas para todos), é visto como fundamental parao nosso caminho.
Finalmente, uma nota sobre "Wiccatru ': existem formas de Wicca, como seax-Wicca Wicca e nórdica, que honra os Deuses mesmo ateus, embora, obviamente, de uma maneira muito diferente. Mas, no final, Wicca é uma religião, a bruxaria é uma prática, e pode ser práticas comuns entre as expressões religiosas - basta olhar para todas as várias implementações do Leste pensamento religioso na sociedade ocidental. Bruxaria certamente parece muito Vanir, particularmente magia popular, mas em comum não implica relação, mais do que saudações ao sol em uma igreja da Unidade implica que a congregação é hindu.
Há diferenças enormes em cosmologia, a ortodoxia, ortopraxia, e muitos outroslongas, de inspiração grega palavras entre a maioria tradições Wiccan tradicional e Vanatrú.
No entanto, o que foi dito, é certamente possível para alguém seguir um caminhoWiccan a ser chamado pelos Vanir, e, portanto, poderia ser categorizada comoVanatrú, no sentido de "Fé nos Vanir." Da mesma forma, Vanatrú não se limita aapenas aos Deuses germânicos, mas poderia realmente ser usado para se referiraos devotos do "Vanir" Deuses em outros panteões do Norte Europeu.
Frey
Ing, conhecido como Freyr entre os nórdicos e comumente anglicizado como Frey, é um dos Wen / Vanir, e um Deus associados com a fertilidade dos campos e dosrebanhos, e por pessoas de extensão.
Modernos vê Frey como sendo um Deus de "vida boa", e na verdade Ele que é : um Deus associado com boas relações sexuais, boa comida, uma boa casa, boa famíliae amigos, uma boa diversão ... O mito principal sobrevivente de Frey é Skirnirsmal , onde vemos Frey definhando para a giganta Gerda e dando a melhor espada do mundo como um doteque deixa Ele com um chifre como arma. Frey é dito ser capaz de matar com as mãos nuas, e na verdade a melhor espada não teria sido confiada a menos.
No entanto, Frey é também um Deus intimamente associada com Frith, à noção devocê trabalhar em paz. Não é a ausência de conflito ou discordância, mas sim uma"sã" co-existência. Historicamente, nenhuma arma foi permitida em templos de Frey, e há relatos de garanhões mantidos em Sua honra, assim como "efeminado" sacerdotes que dançavam em seus ritos.
Ele é o verdadeiro guerreiro que sabe que deve escolher umas das batalhas e de fato parece que Frey tem bastante a ver com alegria que o seu lado guerreiro pode serdifícil de ver.
Os animais sagrados de Frey são o javali (Gullinbursti), o cavalo (Blodughofi, e os cavalos historicamente mantido em sua honra, como Freyfaxi), e o veado (do qual Eletem o chifre). Ele está conectado com as cores verde (para o crescimento devegetação) e ouro (para grão pronto para a colheita). Símbolos associados com Freysão um feixe de trigo, e os vagões (Ele era tradicionalmente realizado em torno do campo em um vagão).
Algumas sugestões de atividades para se conectar com Frey (feito com invocação eintenção) incluem vegetal / erva jardinando e jardinagem, ajudando a limpar um parque local, cozinhar, passar tempo com os cavalos, e artes marciais.
Freya
Freyja ou Freya é a filha de Njord e Nerthus e a irmã e amante do Ing-Frey.
Freya é antes de tudo relacionado com a soberania, especialmente envolvendo a troca de sexo por um item de grande poder.
Freya usa um colar, Brisingamen, o que é feito de ouro e âmbar e encarna o poder da fertilidade e da força da própria vida, para o qual ela dormiu com quatro anões como pagamento. É provável que Freya é a Deusa mesma Gefion que criou a ilha dinamarquesa da Zelândia através de aração, especialmente porque é um dos GefnFreya por nomes na Edda.
Freya é dito ter ensinado o seidhr para Odin, que também foi dito que, na práticacomum entre os Vanir. Ela viaja Nove Mundos em uma carruagem puxada por gatoscinza quando não estiver usando seu manto de falcão para se locomover. Freya é associado com bruxas e feitiçaria, principalmente de natureza sexual, bem comoprofecias e oráculos.
No folclore, Freya concordou em atiçar conflitos entre os reis, desde Ela coletadosmetade dos mortos, em troca do retorno de seu Brisingamen quando roubado. É provável que antes mesmo de aderir ao Aesir, Freya foi observada para a magia de batalha e vingança. Muitas Deusas que estão conectados com o amor também são deusas da guerra, e os dois parecem estar intrinsecamente ligada. Aqueles que trabalharam com Freya relataram que Ela tem um temperamento forte, e provavelmente odeia tão forte como ela ama.
Dito isto, Freya é mais conhecida por ser bonita, e tornando o mundo mais bonito. Ela gosta de flores, e historicamente canções de amor e poesia foram compostas sobseu patrocínio.
Os animais sagrados Freya são o javali (Hildisvin), bem como o gato eo falcão, e Elaestá conectada com as cores vermelho, dourado, verde e branco. Símbolos associados a ela são o colar, âmbar e ouro, e penas.
Algumas sugestões de atividades para se conectar com Freya incluem jardinagem deflor, fazer jóias, dança, poesia, música, atividade sexual, Criação de pássaros, e passar tempo com os gatos.
Nerthus
Nerthus (também conhecido como Hertha e Erce) é mencionado por Tácito, que incluios anglos como uma tribo em homenagem a ela, e a sua maré santa é descrito comoSua imagem sendo realizado em uma carroça por um sacerdote especificamente dedicada a Ela, no momento em que todas as armas seriam estabelecidas e as comunidades teriam festa e alegria, suas terras o mais próspero para ele. No final da maré Nerthus, os escravos lavavam-la em um lago e seriam afogados depois. (NB:Nerthus é provavelmente um eo mesmo que o Erce mencionado no encanto anglo-saxão de Acerbot e Hertha no folclore alemão.)
Parece que a oportunidade para celebração e de paz com Nerthus percorre "atravésda terra não era só alegria na fertilidade que Ela trouxe para o solo, animais epessoas, mas o conhecimento que ela é sagrada e que todos nós somos dela, no final, dado de volta para a Terra, seja enterrado em um monte ou cinzas espalhadasno chão. Nós vivemos, morremos, e são reciclados para fora outra vez. O mistério doHertha é que devemos aproveitar os dons da Terra, porque pode ser tirado a qualquer momento. A própria vida é sagrada demais para ser consumido por ciúmese lutando, devemos estar cientes de que que Ela está em toda parte, e que é santa.
Honramos Nerthus / Hertha como a sem nome (mas mencionou) irmã da noiva deNjord, e mãe de Frey e Freya, com pleno conhecimento de Sua santidade terrível.
Os animais sagrados de Nerthus são o javali (feita como a estandarte de batalhapelas tribos que a honravam a), e gado (vacas, bois). ela está conectada com as cores azul profundo, branco , escarlate (ou as cores da mesma forma sangrenta / real)e tons de terra. Símbolos associados a ela são a carroça, o chifre da abundância, e o véu.
Atividades sugeridas para conectar-se com Nerthus incluem cultivo de alimentos,ervas ou flores, gastando o tempo na natureza (áreas de floresta em particular, pântanos ou lagos), a aprendizagem das espécies nativas e locais de seu habitatlocal, a limpeza de parques e outros lugares naturais, lembrando de seu impactosobre o meio ambiente, e oferendas deixadas na água (certifique-se sempre que nãoirá prejudicar qualquer criatura ou plantas que vivem em ou beber daquela água).
Para aqueles tão inclinado, vestindo um véu ou máscara também pode ajudá-lo aconectar-se a Ela que é oculto.
Njord
Njord manda no mar e é uma padroeiro dos pescadores e as pessoas envolvidas no comércio internacional.
Njord era poderoso entre os Vanir, o suficiente para que Ele foi dado ao Ese / Aesircomo seu refém em que a trégua após a guerra Aesir-Vanir. Odin, sendo tão sedento de conhecimento como Ele é, sabia que ele poderia aprender coisas do Vanires, e como nunca há qualquer menção de Njord sair de Asgard, podemos assumir que 1.Ele não gostaria de quebrar o juramento de Ficar, 2. Ele deve ter se dado bem o suficiente com as Aesir.
Njord é mencionado como um "sacerdote do sacrifício", juntamente com seu filho, e podemos ver aqui que as ofertas que fazemos aos deuses são parte de uma troca -que presenteamos a eles, e eles a nós. Njord e Frey ter generosidade inata Os Vanires seriam os melhores para o processo de troca de energia entre deuses e homens.
Diz-se que é Njord o Soberano Irrepreensível dos Homens e que Ele pode ainda com as tempestades no mar, bem como incêndios, logo vemos onde Frey começou Seuestuário - tecendo de características, e honramos Njord como um pacificador, inclusive ajudando-nos a encontrar nosso centro calmo próprio no fluxo e refluxo das marés da vida.
Os animais sagrados de Njord são os peixes e todas as criaturas do mar, e o cisne(que dizem ser em sua casa, Noatun). Ele está conectado com as cores azul e branco. Símbolos associados a ele incluir o navio, o gancho de pesca, e conchas.
Sugestões de actividades para conectar-se com Njord incluem visitas ao oceano ououtros cursos de água como um lago, pesca, vela, comendo peixes e outros frutos do mar, viagens (principalmente para os negócios), e alimentação. Suas aves (gaivotas, cisnes).
Outras deidades especulado que Vanires
Byggvir e Beyla. Byggvir possivelmente significa "cevada", e Beyla significa "abelha".Se estes dois nomes traduzem exatamente ou não, eles são um casal que viaja comFrey, e estão encarregados de cuidar da sua família. Eles podem realmente serVanes por linhagem, mas se suspeitam por alguns como duendes.
Eir é um dos curadores do Monte Lyfja, sob Mengloth, bem como uma das servas Frigga, bem como uma das Valquírias. Diz-se que Ele é "e melhor" médice - não apenas " realmente bom" médico, mas sim "a melhor".
Frodi é um dos Vanes mais velho, pai de Njord e avô de Frey e Freyja (parece queFrey foi nomeado por Frodi). Ele é mencionado pelo Saxo como mantenedor de um moinho grande, onde "Frid" é contestado pelas gigantas Fenja e Menja. Parece que o simbolismo por trás da história é a natureza agressiva da etins ser "terreno" para o trabalho - e trabalhar muito duro para isso - para manter a paz da terra, incluindo manter a prosperidade.
O nome de Gerda está intimamente aparentado com "jardim", que complementa muito bem Frey, um Deus associado com a agricultura. Gerda é um Jotuness, filha deAurboda e Gymir, que rejeitou as maçãs Idunna e Draupnir antes de admitir a se casar com Frey.
Enquanto muitos pagãos não dão honra de Gerda, parece que não há precedência histórica para sugerir Ela tinha um culto próprio, não há menção através da Lore do Þorgerðr Hölgabrúðr, irmã de IRPA, uma Deusa mencionado em três Sagas diferentes que é chamado para a cobertura, e aparece em forma de gigante / trolls, assustando os que atacariam Seus devotos. "Thor" está intimamente relacionado com a palavra "thurse" e o nome Thor parece que em si significa "gigante", neste caso "Thorgerda" significaria "Giante-Gerda", que, naturalmente, Gerda é um gigante e não para brincadeiras! H. R. Ellis Davidson menciona que Olaf I da Noruega arrastado para fora uma imagem de Thorgerdrdepois da morte de Haakon e tinha queimado ao lado de uma imagem de Frey, quecom certeza gostaria de apoiar a adoração de Thorgerdr como cultos Gerda nos tempos pagãos.
Gullveig é também uma dos Vanes mais velho, que foi para o Æsir e foi queimadopor três vezes, ressuscitando-se a cada vez. Como resultado deste ataque, o Vaniresentraram em guerra com os Æsir até que uma trégua foi formado. Diz-se na Völuspáque ela também foi nomeada Heid, ou "glória" (um possível candidato para HreðeBede em Hreðemonaþ).
Herne é pensado por muitos Vanatruares um ser proto-ancestral de ambos os Vanires e alguns dos deuses celtas (nota: isso não faz o Celtic Gods o mesmo que o Vanires, apenas relacionados, como parece estes Deuses vigentes antes tribos germânicas e celtas foram claramente definidos). Ele usa um torc, é retratado sentado e de pernas cruzadas (o que muitos estudiosos têm interpretado como meditação ou xamânico), e associado com o veado e serpentes.
Holda é também considerada ser uma Vanic como Ela é mencionada a fazer coisas como atiçar a neve de Suas penas, está conectado com lagos, sobre discos de carroça, ajuda os camponeses, as regras da espíritos da natureza, é um psicopompo de crianças mortas, as regras sobre o cultivo de linho, e está associado a bruxaria.
Idunna está entre os Aesir. Suas origens Porém são nebulosas, e muitos estão inclinados a acreditar que ela é de origem Vanires, embora aquele que vive entre os Aesir em Asgard, e trabalha para eles. Para começar, Idunna é muito mais reservada e até mesmo humilde do que as outras deusas, preferindo trabalhar em seu pomar na natureza, em vez de presidir um grande salão. Ela tem o sagrado dever de crescer as maçãs que manter os Deuses saudável. Enquanto Eir é o médico aos deuses, é maçãs Idunna de que mantê-los sadio e apenas na necessidade ocasional de serviços de Eir (libertando assim Suas trabalhar para Mengloth e como Valkyrie). No entanto, podemos ver Idunna própria ser raptada por Thjazi, as maçãs que não "trabalham" sem Idunna própria trabalhando Seus encantos sobre eles. Finalmente, Idunna é considerada por muitos para ser uma e a mesma coisa como Eostre / Ostara, a deusa germânica da primavera e do amanhecer, o que mais se relacionam com uma conexão de Vanir.
Nehelennia (Ellen ou Elen em Old Inglês) tem sido especulado por alguns estudiososa ser a mesma coisa como Nerthus, mas 1. os nomes não são cognatos, 2. qualquer um que olhou para enfrentar Nerthus "estava sujeito à morte (muitas vezes por afogamento); todas as pedras do altar Nehelennia ter Seu rosto visível. Nehelenniaparece ser uma deusa germânica e não uma deidade celta ou romana, embora haja alguma sobreposição entre as culturas. Obviamente, não existe o folclore existentes de Nehelennia, e não podemos dizer definitivamente que a tribo de Deuses Elapertence. Dito isto, há um forte argumento para Nehelennia como uma Deusa Vanir.Ela está associada com os navios e alimentos, especialmente maçãs e pão, e seus domínios de prosperidade / abundância e proteção em viagens para o comércio (em oposição a proteção no campo de batalha) seria muito apropriada para uma Deidade Vanir.
É dito de Sif, que sua linhagem não pode ser contada (Gylfaginning III), que é outro indicador de que seus antepassados estão entre o mais velho dos Vanires e seus nomes perdidos em tempos. Ela é chamada de sybil, ou profetisa que é um traço comum entre as mulheres Vanir. Ela é a mãe de Ullr (Skaldskaparsmal), uma divindade quase universalmente considerado como Vanir. Finalmente, é considerado por muitos que o cabelo de Sif seria símbolo dos grãos maduros, e de fato o nitrogênio encontrado em explosões de raios é muito bom para o solo de culturas. A conexão com o grão seria muito Vanir de fato, e o corte de cabelo dela por Loki(Skaldskaparsmal) pode ser símbolo de pagamento para a colheita. Sif cabelo é umkenning freqüentemente observado por ouro (Bjarkamal, Skaldskaparsmal), e os Vanires estão também intimamente ligados com o ouro, tanto como o material ecomo o dinheiro. A incidência de Loki "prejudicar" o cabelo de Sif também pode simbolizar a queima de grãos, um costume conhecido pelos pagãos anglo-saxão da Inglaterra, que preservaram costumes várias pretendia ser Vanir na origem.
Skadhi era casado com Njord por um tempo, e de uma gnose pessoal comum diz queela assumiu com Wuldor depois. No entanto, Skadhi é uma força a lidar com em seupróprio direito, Ela que invadiram Asgard por weregild pela morte de seu pai, Thrym. Skadhi comandos de Thrymheim, a casa de seu pai, e como weregild foi dado um marido e, assim, uma voz entre os Aesir. Skadhi pode ser visto como outro patronopara aqueles que estão no caminho do guerreiro, especialmente as mulheres que estão estudando artes marciais. Skadhi é também uma outra divindade associada aodeserto, particularmente os predadores, e proteger esses animais é uma das coisas que ela chama as pessoas para fazer nos dias de hoje.
Sunna e Mani - que são mencionados no Eddas como sendo Jotnar - sãobem-amado de Vanaheim, precisamente porque os ciclos de vida são tãodependentes das suas marés. Eles estão aqui para todos nós, e pedir pouco maisem troca, mas para nos observar ao vivo, para beber em sua luz e se movem em suavisão sobre a Terra.
Ullr provavelmente tinha um culto muito maior antes da Era Viking / Lore, quando grande parte de sua informação foi perdida (exemplo: não são nomes de lugar para Ullr na Noruega e Suécia, com nomes Ulleråker (Field Ullr) e Ullevi (Santuário Ullr para ela sobreviver neste dia).
Natureza Ullr de caça é enfatizado sobre a natureza guerreira, embora o escudo é mencionado. Ullr é um caçador de "civilizado", o que faria ele se relacionar melhor com os Vanir (principalmente agrícolas, com a caça suplementar) que o Jotnar(principalmente de caça, mais brutal / primal). Há também uma conta de governar UllrOdin por dez anos, enquanto Odin está fora. Seria provável que essa "realeza substituta" seria melhor dada a um Vane, particularmente após a Aesir estava em guerra com os Vanires e os lados negociados.
Wayland era um mestre ferreiro - ferreiros eram importantes para o povo da eraVanir, e da percepção dos Vanir, para a construção de ferramentas que são úteis, bem como esteticamente agradável. Wayland é mencionado como sendo um chefe entre os elfos, mas com ou sem Ele próprio é um elfo é bastante ambíguo, e, no mínimo, isso se relaciona com um parentesco próximo com Frey, que é o Senhor de Alfheim. Vanir também parecemcandidatos mais prováveis para o casamento de Valkyries ou cisne-mulher, que se casou com Wayland.
Os Elfos
É claro que nenhuma discussão sobre o Vanires seria completa sem mencionar os elfos. O que sabemos do lore além de uma dúvida é que os Vanires estão estreitamente alinhados com os elfos, mas há muita confusão quanto ao que realmente é um elfo, o qual seu relacionamento é o Vanires, e para a humanidade.
Muitos pagãos são da opinião de que o Alfars estão mortos ancestrais do sexo masculino. Há parece ser alguma evidência de que os escandinavos pensou que onisse ou tomten eram espíritos dos antepassados masculinos guarda da fazenda, ou o espírito dos primeiros habitantes da fazenda, e observa-se que os seguidores de Frey eram normalmente enterrados em montes - que foram os próprios usado parautiseta, muitas vezes a comunicação com os ancestrais mortos - e Ele mesmo era o Senhor de Alfheim (veja abaixo). Assim como o título de Freya Vanadis correlaciona-se com dísir ou ancestrais do sexo feminino, parece que alguns pensariam que o Alfar em Frey são ancestrais do sexo masculino. Mas, em geral as contas de espíritos tipo elfos como os mortos não são a maioria (e esta é sem entrar em várias contas de elfos casando com humanos e ter meio-elfos crianças, Saga eg Thidrek, eaSaga de Hrolf Kraki.)
Muitos também pensam que não há muita distinção entre os elfos e os Vanir, e que os Vanires são uma forma "superior" de elfo. Esta tem sido postulada por estudiosos como Grigsby, bem como pagãos. A confusão é aprofundada pelo recorrente frase "Æsir e os elfos", no Eddas. No entanto, se olharmos para Alvissmal, onde o Alvissanão é desafiado por Thor para o nome de cada raça de seres palavras 'para que as coisas no mundo e do cosmos, os Vanir e elfos são mencionados separadamente.No entanto, sua conexão com a Vanires é mostrado pelas menção de Frey ser dadoAlfheim como um dente-presente (Grimnirsmal), e os elfos são geralmente pensados para ser espíritos da natureza que se encaixam bem com o Vanires como deuses da natureza, particularmente a domesticada e cultivada pelo homem.
É possível que os elfos e Vanires estão relacionados da mesma forma que os gigantes e Aesir estão relacionados: a diferença não é tanto a de linhagem do que dealinhamento e função. Vanir seriam os Poderes das forças da natureza em si, e os elfos serviria como gênero locii - Ajudantes dos Poderes maiores.
Seja qual for o caso, é importante para quem quer honrar os Vanir estar em bons termos com a terra de espíritos também. Isto pode ser feito por gastar tempo fora na natureza, observando o crescimento e padrões de atividade de flora e fauna, e as mudanças no clima. Pode-se fazer oferendas biodegradáveis (tais como comida e bebida) para a terra-espíritos, e até mesmo ir tão longe como a adoptarem uma "Bosque Sagrado", como um parque ou uma área de mata, onde os rituais sãorealizados regularmente, e a terra é tendida por aqueles que adotá-la por
mantê-la limpa e segura.
Virtudes Vanir
Qualquer um que tenha passado algum tempo entre a comunidade Asatru / pagãostem mais provável se deparar com o código de conduta ética conhecidos como os Nove Virtudes Nobres, ou NNV. Estes nove conceitos ou afirmações são a espinha dorsal de honra Asatruar, e são tratados com reverência especial no principal fluxocomunidade Asatru. Eles são os seguintes:
NNV:
Coragem - Coragem ou ousadia, a capacidade de resistir e lutar em face de qualquer ameaça.
Verdade - A honestidade e o capacidade de ficar com o que é verdade.
Honor - Reputação renome,. Seu patrimônio pessoal, bem como da sua família.
Fidelidade - Troth ou lealdade para com aqueles ao seu redor ser que a família, amigos, ou comunhão.
Disciplina - Auto-controle, a capacidade de estar no comando da própria orlayprópria, ou a forma a vida toma.
Hospitalidade - A capacidade de fazer um hóspede se sinta bem-vindo.
A laboriosidade - A capacidade de trabalhar duro para manter a si mesmo e da família.
Auto-Suficiência - A capacidade de confiar em si mesmo sem a ajuda de outros.
Perseverança - Firmeza, ou a recusa a desistir, mesmo quando as coisas estãodifíceis.
Estas virtudes foram alcovitada sobre Greater Heathenry como O Código de Éticapara pagãos, e muitos deles são realmente as coisas sejam valorizadas e se esforçado para incorporar. No entanto, eles são muito focadas no indivíduo, eresponsabilidade individual e animacidade, conceitos que eram geralmenteestrangeiros para a maioria dos povos pagãos tirar - o não estava sendo de importação do indivíduo, mas a comunidade. Assim, como o passar dos anos, outras formulações de virtudes estavam reunidos. A comunidade com foco mais completa e mais versão destes vem da tradição anglo-saxónica de Theodism, os Doze Ætheling tendões(vigor mental ou moral) (uma versão actualizada e revista pode ser encontrada em Eric Wodening denós somos Nossos feitos) Estes tendões, ou costumes, são uma tentativa de trazerHeathenry moderna mais perto da forma como os nossos antepassados teriam visto e funcionou no mundo. Eles incluem vários dos NNV, mas em foco um pouco diferente:
Doze Ætheling tendões (versão Wodening):
Bisignes - laboriosidade
Efnes - Igualdade, justiça igual para todos.
Ellen - Coragem
Geférscipe - Comunidade mentalidade, colocando o bem da
comunidade acima de si mesmo.
Giefu - Generosidade
Giestlíðness - Hospitalidade
Metgung - Moderação ou auto-controle.
Selfdóm - A capacidade de ser um indivíduo, fiel a si mesmo.
SOD - Honestidade, Verdade.
Stedefæstnes - Firmeza
Tréowð - Troth ou lealdade.
Sabedoria - Sabedoria
A adição notável aqui é a inclusão de moderação, que é uma virtude muito negligenciada no Heathenry corrente principal, embora o Hávamál gasta várias estrofes sobre o conceito. O vigor mental ou moral(tendões) também incluir o conceito de reciprocidade mútua, que foi uma das ações primordiais honrado entre os antigos pagãos.
No entanto, tão valioso quanto essas duas listas são, eles são um pouco limitadas no seu alcance. O NNV considera o ser humano individual como o pináculo daimportância em termos de conduta pagãs e, portanto, são bons para temperar eenobrecendo o eu, o vigor mental ou moral levar isso ainda mais, e falar com sua conduta para com aqueles da comunidade imediata / kin-grupo, e ação como parte de um todo maior. Mas há todo um mundo lá fora, que não é humano, e à qual todos nós estão intimamente ligados, e não temos código para lidar com ela, não existe uma lista acessível de conceitos que podemos nos referir ao lidar com entidades não-humanas.
Poucos pagãos disputariam a importância de lidar de forma justa e de forma justa com os zumbis e outras criaturas do mundo, mas a maioria abordá-lo sob o ângulohumano. Nós, que seguem o Vanir, no entanto, são em muitos aspectos, mais próximo da realidade dos mundos não-humanos - assim, formulei uma lista devirtudes que falam a uma compreensão Vanir do nosso lugar no mundo:
Virtudes Vanir: *
[* Nicanthiel: Ser um pagão anglo-saxão, que tenho seguido de Wodeningexemplo e usou termos Antigo Inglês. Modificação áspera. Traduções são Inglêsincluídos.]
Cyrtenes (Beleza) - a busca da beleza e elegância em pensamento, forma e discurso.
Ellen (Paixão, Coragem) - zelo, o vigor, a força ea coragem que vem de uma vida digna de vida.
Londrihtnes (Land acerto) - o reconhecimento da natureza e do ambiente como digno de respeito, cuidado e reverência.
Efenmód (Mesmo com o humor) - pensamento harmonioso e equilibrado e ação; tranquilidade, calma, serenidade.
Næmelnes (Abertura) - a qualidade de ser receptivo ao mundo em torno de um, sem julgamento e aberto.
Wóðnes (Ecstasy Wildness) - música e dança, o cultivo de interior selvageria e infantil sendo, ser "fey"
Lufu (amor) - a força abrangente, o amor pela família, pela família, por humanidade, para todos os seres.
Fréoð (Frith) - a paz ea boa vontade entre as pessoas unidas; lealdade e à manutenção da própria palavra.
Léafulness (Piedade, Fé) - a confiança que os deuses existem e são dignos de nossa adoração, e suas maneiras vale a pena seguir.
Giefu (Dar) - a ligação dos dois partidos em um elo comum, generosidade e hospitalidade.
Wénmód (Joy) - maravilha e inocência, o reconhecimento de que a vida é viver vale a pena viver, e vale bem.
Gebróðorscipe (Brotherhood) - o reconhecimento de que nós - seres humanos, animais, plantas, espíritos - são todos parte do grande esquema da vida, e nós compartilhamos uma herança comum, como filhos da Terra.
Obviamente, alguns destes podem ser encontrados em outras listas. Há cinco anos,no entanto, que eu sinto necessidade de examinar mais - a beleza, a terra retidão,piedade selvageria e alegria. Todos estes falam inerentemente aos Vanir, pois elesencarnam esses princípios nos Mundos - elas são muito bonitas, eles são alegres econtagiantes ferozmente selvagem e encantadora fadas, pois eles são receptivos às necessidades e desejos dos outros, mantendo fiel a quem eles são, eles estão emsimbiose com o mundo ao seu redor, e cuidado para
não perturbar os delicados equilíbrios da vida e da morte e re-vida, e eles consideram-nos dignos de interesse e de comunhão.
Todas as listas como estas, mas tocar a superfície do que viver bem e direito implica, mas espero que, você tem uma idéia melhor do que uma vida Vanir pode parecer.
Ritual Vanir
- santificação - dedicando o espaço ritual tão sagrado para a duração do rito. Os wiccanos fazem isso por vazamento de um círculo; Asatruar exercer normalmente um martelo e solicitar que proteger o espaço. Vanatruar muitos têm encontrado ao redordo parâmetro do local com um (sagrado para Frey) galhada funciona.
- Agradecimento - Pedir aos espíritos da terra para usar o seu espaço. Isto é particularmente importante quando se adorar os deuses da natureza.
- Invocação - Convidando os deuses que desejem estar presentes no rito. Estas palavras devem ser ditas com o coração, e nomear os atributos da Deidade e esferas de influência parece acrescentar à invocação pode, reconhecendo seu poder.(Nota: não se invocar os deuses.)
- Bênção - Este é contribuindo Deuses, de alguma forma, seja com palavras ou música, agradecendo-lhes presentes.
- Oferecendo - fazendo uma libação bebida ou dar presentes de comida, objetos pessoais, artesanato, etc, devolvendo-o de alguma forma para a terra e, portanto, aos deuses da terra. No caso de presentes de consumo é apropriado para compartilharcomendo e bebendo uma parte dele mesmo antes de oferecer.
- Encerramento - Sinalização do fim do rito, agradecendo aos deuses por suapresença, e devolver o espaço sagrado à normalidade.
Por que Vanatru?
duas histórias pessoais
Svartesól: Em 2003 eu comecei a ter encontros intensos com Frey, e como o tempo passou e eu tenho que saber Frey, eu entendi que nós realmente temos muito emcomum, principalmente a necessidade de se conectar com a natureza como algo sagrado, e protegê-lo . Seguindo o meu juramento de Frey, eu fiz as rodadas de conhecer o resto da sua família - os Vanir. Eu já havia tentado em vão se conectar com o Aesir - Thor e Tyr e Heimdall e Frigga - só para sentir como eles não estavamprestando atenção em mim, por qualquer motivo, e poderia me importar menos sobreminhas tentativas de honrá-los. O Vanir, por outro lado, foram sempre presente, e eu me senti mais em casa com eles - como se fossem, de fato, meu Elder Kin - que o Aesir.
O Vanir apelou para que parte de mim que queria comungar com a natureza. Eu viisso em Freya, sendo ambos uma deusa sem medo de exercer sua sexualidade, e usando de que a sexualidade para criar beleza no Universo. Eu vi isso em Njord, no oceano, encontrando paz no fluxo e refluxo das marés e incentivar outros a fazer a pazpor algum dia você também vai ser lavado pelas marés do tempo. E, finalmente, eu viisso com Frey, tanto como homem verde das coisas que crescem e Um de Ouro da colheita. Com o tempo eu conheci o Vanes, incluindo Nerthus e então as divindadesEu suspeito fortemente para ser Vanires, como Ullr. Na verdade, todos eles tinhamligações com a natureza, domado e agreste, e falou com as partes da minha alma, que abraçou a natureza como um consolo na minha juventude. Os zumbis eram importantes para eles, bem como os elementos, a flora ea fauna, tanto de Vanaheim, bem como todos os outros mundos, inclusive e especialmente Midgard.
Conforme o tempo passou e meu envolvimento com 'a comunidade pagãs"aumentou, descobri' a palavra Vanatru e sentia que, para ser um descritor preciso para minha religião. Eu também achei que haja uma forte oposição ao uso dapalavra, que era e é a norma em Heathenism americano a tratar todos os deusesgermânicos mais ou menos o mesmo, que os Aesir e Vanires são um panteãocoletiva e como todos as mesmas ofertas e Suas rituais para tudo ser feito da mesma maneira. Minha experiência foi bastante diferente - que os Vanires eram e são um panteão de deuses separados, com os seus próprios trabalhos no mundo e seus mistérios próprios, e maneiras de Deus cada pessoa prefere ser honrado.
Eventualmente, a minha experiência com o Vanires me levou de volta à Wicca, onde eu tinha começado a sair, e que eu vejo como sendo altamente compatível com os modos Vanir. (Eu tenho conhecido de bruxas que adoram o Aesir, Odin, especialmente, que tem ligações com magia, mas se encaixa culto Vanires melhor.)Os nomes de Frey e Freya literalmente significa 'Senhor' e 'Senhora'. O Grande Rito, seja realizada literal ou simbolicamente entre o sacerdote e sacerdotisa, é uma bela expressão da celebração do sexo e da fertilidade que Frey e Freya dar aos mundos.Muitos dos Sabbats Wiccan são baseados em costumes populares Inglês que finalmente parecem ter suas origens em Vanir aduaneira (por exemplo, o Maypole).Nada parece mais do que Vanir honrar os elementos e as direções da Terra. O pentagrama pode ser visto como representando o folclore Vanir da Mãe Estrela
(a estrela) acasalamento com Herne (o círculo) e fazendo o world/s. (http://vanirhearth.weebly.com/herne-and-star.html)
É retornando à Wicca que eu tenho sido capaz de concentrar sobre a família doVanires - a minha família. Eu me sinto em casa com eles, e ter encontrado a curapara minha alma.
Nicanthiel: Eu sempre fui mais do tipo interior do pessoa, meter o nariz em livros e deixar as palavras carregam-me para longe (e certamente não aqui) mundos e lugares. Mas então, eu encontrei o Paganismo, e sentiu o chamado de puxando o ar livre em minha alma.
Mais tarde, na faculdade, conheci outras pessoas que estavam explorando o paganismo, e aumentou com a leitura tópica e uso da Internet, encontrei-me serdesenhado em mais e mais por esse caminho, longo gramado. Eu descobri quemuitas outras pessoas amava a natureza, tanto quanto eu fiz, e que havia outras coisas para acreditar em que o que eu tinha sido exposta na infância. E, lentamente, eu comecei a conversar com essas pessoas e coisas. Ter descoberto um amorprofundo e duradouro para todas as coisas irlandesa e celta, eu naturalmente se desviou para Druidismo.
Um dia, me deparei com Ár nDraíocht Féin, uma organização americana Druid, esabia que eu estava no caminho certo. Minha exploração continuou, agora acompanhado pela leitura erudita e avançada, levou-me mais em Celtica, finalmentedepositar me à porta do Reconstrucionismo Celta. Tendo sido sempre um que tentoubuscar a verdade em tudo (a ponto de ser, sim, um geek), e tendo formado relações com divindades irlandês mais profundo do que a maioria dos neopagãos outros eu sabia, ele sabia que este era o lugar para ele, pelo menos para o momento. Pouco tempo depois, ao viajar, fui abordado por um Deus particular, que passou a cortejá-me ao longo dos próximos meses antes de finalmente me pedindo para casar com ele. E no espaço de dois segundos, minha vida mudou para sempre.
Alguns anos mais tarde, eu encontrei o meu Svartesól co-autor (então SigrúnFreyskona), e foi lenta mas seguramente, puxado para dentro do paradigmaescandinavo, enquanto que as divindades Celtic com quem eu tinha sido anteriormente perto recuaram para segundo plano (com a exceção de minha Noiva). Então, no final de 2008, o Vanires alegou me como a deles. Ao longo do próximo ano, comecei a desenhá-lo todos juntos - uma mescla de Heathenry,druidismo, CR e Feri - e forjou o meu próprio caminho no atoleiro do paganismo moderno.
Assim, eu me encontro, uma ao longo da vida introvertida e intelectual, honrando e servindo os deuses da natureza, de êxtase, de selvageria e feyness. E eu adoro cada minuto dela.
Recursos recomendado
Como este livro destina-se apenas como uma breve introdução ao Vanatru, a leitura é necessária mais para aqueles que gostariam de saber mais. Aqui está uma lista de livros e sites que devem ser úteis com aprender mais sobre os Vanires e algumascrenças e práticas do paganismo germânico geral.
Booklist
Albertsson, Alaric. Travels Through Middle-Earth. Woodbury, MN: Llewellyn Publications, 2009
Blain, Jenny. Nine Worlds of Seid-Magic: Ecstasy and Neoshamanism in North European Paganism. London, UK: Taylor & Francis, 2007
Davidson, H. R. E. Gods and Myths of Northern Europe. New York, NY: Penguin Books, 1965
----. The Road to Hel: A Study of the Conception of the Dead in Old Norse Literature. New York, NY: Greenwood Press, 1968
----. Myths and Symbols in Pagan Europe: Early Scandinavian and Celtic Religions. Syracuse, NY: Syracuse University Press, 1988
Fries, Jan. Seidways: Shaking, Swaying and Serpent Mysteries. Oxford, UK: Mandrake, 2009
Frostdottir, Isa. The Huntress Within: Finding Skadhi. Mission Viejo, CA: Gullinbursti Press, 2009
Hrafnhild, Nicanthiel. Boar, Birch and Bog: Prayers to Nerthus. Mission Viejo, CA: Gullinbursti Press, 2009
Paxson, Diana L. Essential Asatru: Walking the Path of Norse Paganism. New York, NY: Citadel Press, 2006
----. Trance-portation: Learning to Navigate the Inner Worlds. Newburyport, MA: Weiser Books, 2008
Svartesól. American Wights. Mission Viejo, CA: Gullinbursti Press, 2009
----. Peace and Good Seasons: A Devotional for Ing-Frey. Mission Viejo, CA: Gullinbursti Press, 2009
----. Vanirbok: Tales of the Vanagods. Mission Viejo, CA: Gullinbursti Press, 2009
----. Visions of Vanaheim. Mission Viejo, CA: Gullinbursti Press, 2009
Wodening, Swain. Hammer of the Gods: Anglo-Saxon Paganism in Modern Times. Port Saint Lucie, FL: Global Book Publisher, 2003
----. Germanic Magic: A Basic Primer on Galdor, Runes and Spá. Charleston, SC: BookSurge, 2006
Websites (current as the time of this printing)
http://www.vanatru.us
http://www.svartesol.com
http://vanirhearth.weebly.com
http://druidswell.weebly.com
http://gullinburstipress.com
Sei que falta algumas correções, pois minha tradução não é tão boa. Mas está aí mais um material para estudo.
---- Assen
