O Poema Rúnico Anglo-Saxão


O Poema Rúnico Anglo-Saxão, é datado provavelmente do século 9/10. Esse FuÞorc tem 29 runas, e pode ser usado como a chave esotérica para entender as runas e seus poderes.

1 - Feoh (A Riqueza) é um conforto a todos os homens; ainda que cada homem deve aplicá-la livremente, se deseja ganhar a honra na vista do Dryhten (Senhor).

2 - Ur (Os Auroques) são orgulhosos e têm chifres grandes; é uma besta muito selvagem e combate com seus chifres; um grande ranger dos pântanos, é uma criatura de muita coragem.

3 - Ðorn (O Espinho) é excepcionalmente afiado, uma coisa má para qualquer cavaleiro tocar, notavelmente severo a tudo o que se senta entre ele.

4 - Os (A Boca) é a fonte de todos os idiomas, um pilar da sabedoria e de um conforto aos homens sábios, uma benção e uma alegria a cada cavaleiro.

5 - Rad (A Viagem) parece fácil a todo guerreiro enquanto estiver no salão, e com muita coragem que ele atravessa as grandes estradas nas costas de um cavalo robusto.

6 - Cen (A Tocha) é conhecida de todo homem vivo pela sua palidez, flama brilhante; queima-se sempre onde os príncipes se sentam junto dela.

7 - Gyfu (A Generosidade) traz o crédito e a honra,os quais suportam a dignidade de uma
pessoa;fornece a ajuda e subsistência para todos os homens quebrados que são destituído
das demais coisas.

8 - Wenne (A Felicidade) aprecia aquele que sabe viver sem sofrimento, tristeza ou ansiedade, e tem prosperidade, felicidade e uma casa suficientemente boa.

9 - Hægl (O Granizo) é a mais branca das sementes; é girada da abóbada do céu e é lançada entre as rajadas do vento e então derrete na água.

10 - Nyd (A Necessidade) é opressivo ao coração; porém freqüentemente prova uma fonte de ajuda e de salvação às crianças dos homens, e a todos que se cuidam na ocasião.

11 - Is (O Gelo) é muito frio e extremamente escorregadio; resplandece tão claramente quanto o vidro e mais parece ser pedras preciosas; é um assoalho feito pelo gelo, belo e se ver.

12 - Ger (O Verão) é uma alegria aos homens, quando Deus, o rei santo do Céu, padece a terra para trazer frutas brilhantes para os ricos e para os pobres.

13 - Eoh (O Teixo) é uma árvore com casca áspera, dura e firme na terra, suportada por suas raízes, uma guardiã da flama e uma alegria em uma propriedade.

14 - Peorð (A Peça de Xadrez?/Vulva?) é uma fonte da recreação e de grande divertimento, onde os guerreiros se sentam alegremente juntos no salão do banquete.

15 - Eolh-secg (O Junco?) pode ser encontrado em um pântano; cresce na água e faz uma ferida horrível, cobrindo com sangue todo guerreiro que toca-la.

16 - Sigel (O Sol) é sempre uma alegria para os navegadores (ou, na esperança dos marinheiros) quando freqüentemente viajam sobre o cardume dos peixes, até o curso das terras profundas dos ursos.

17 - Tir (Tiw) é uma estrela (guia); que mantém a fé com os príncipes; está sempre em seu curso sobre as névoas da noite e nunca falha.

18 - Beorc (A Bétula) não carrega nenhum fruto; ainda que sem semente traz adiante brotos, que para ela é gerado de suas folhas. Esplêndidas são suas folhas e gloriosamente adornadas e sua coroa elevada alcança aos céus.

19 - Eh (O Cavalo) é uma alegria dos príncipes na presença dos guerreiros. Um cavalo no orgulho de seus cascos, quando homens ricos sobre o dorso do cavalo reúnem palavras sobre ele; e é sempre uma fonte do conforto ao impaciente.

20 - Mann (O Homem) alegre é querido por seus parentes; ainda cada homem é julgado ao falhar com seu companheiro, desde que o Dryhten (Senhor) por seu decreto cometerá uma destruição desprezível à terra.

21 - Lagu (O Oceano) parece interminável para os homens, quando arriscam aventurar-se no barco e as ondas do terrível mar e o curso do cuidado intenso não tem rédeas.

22 - Ing (Ing) foi primeiro visto pelos homens entre os Dinamarqueses do Leste, até que, seguido por seu carro, ele partiu ao oriente sobre as ondas. Então os Heardingas nomeou o herói.

23 - Eþel (Uma Propriedade) é muito querida por todo homem, Se ele puder apreciar lá em sua casa tudo o que é direito e apropriado na constante prosperidade.

24 - Dæg (O Dia) é a luz gloriosa do criador, é enviada pelo Dryhten (Senhor); é amado pelos homens, uma fonte da esperança e da felicidade ao rico e ao pobre, e serve para todos.

25 - Ac (O Carvalho) engorda a carne dos porcos para as crianças dos homens. Freqüentemente atravessa o banho dos pelicanos, e o oceano prova se o carvalho mantém a fé na forma honorável*.

26 - Æsc (O Freixo) é excepcionalmente elevado e precioso para os homens.Com seu tronco robusto oferece uma resistência inflexível,embora um homem é atacado por muitos.

27 - Yr (O Arco de Teixo) é uma fonte da alegria e da honra a todo príncipe e cavaleiro; Se vê bem em um cavalo e é um equipamento de confiança para uma viagem.

28 - Iar (O Castor?) é um peixe do rio e ainda se alimenta sempre na terra; tem um belo domicílio cercado pela água,onde vive na felicidade.

29 - Ear (A sepultura) é horrível a todo cavaleiro, quando o corpo começar rapidamente a esfriar e é colocado no leito da terra escura. Declínios de prosperidade, felicidade falece e as convenções são quebradas.


Notas:
*25 Ac atravessa o banho dos pelicanos, que é o mar. Essa “prova” parece ter relação com o costume na Escandinávia, na era Viking, de jogar o carvalho que era a colunas das casas ao mar para que o Deus Þórr lhes mostrasse onde desejava que eles edificassem suas novas casas.

Essa tradução foi feita por Marcio A. Moreira (Vitki Þórsgoði).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nafnaþulur (“Conhecimento de Nomes”)

CALENDÁRIO ÁSATRÚ (Hemisfério Sul)

Atualização de Consciência.