O Poema Rúnico Anglo-Saxão
O Poema Rúnico Anglo-Saxão, é datado provavelmente do século 9/10. Esse FuÞorc tem 29 runas, e pode ser usado como a chave esotérica para entender as runas e seus poderes.
1 - Feoh (A Riqueza) é um conforto a todos os homens; ainda que cada homem deve aplicá-la livremente, se deseja ganhar a honra na vista do Dryhten (Senhor).
2 - Ur (Os Auroques) são orgulhosos e têm chifres grandes; é uma besta muito selvagem e combate com seus chifres; um grande ranger dos pântanos, é uma criatura de muita coragem.
3 - Ðorn (O Espinho) é excepcionalmente afiado, uma coisa má para qualquer cavaleiro tocar, notavelmente severo a tudo o que se senta entre ele.
4 - Os (A Boca) é a fonte de todos os idiomas, um pilar da sabedoria e de um conforto aos homens sábios, uma benção e uma alegria a cada cavaleiro.
5 - Rad (A Viagem) parece fácil a todo guerreiro enquanto estiver no salão, e com muita coragem que ele atravessa as grandes estradas nas costas de um cavalo robusto.
6 - Cen (A Tocha) é conhecida de todo homem vivo pela sua palidez, flama brilhante; queima-se sempre onde os príncipes se sentam junto dela.
7 - Gyfu (A Generosidade) traz o crédito e a honra,os quais suportam a dignidade de uma
pessoa;fornece a ajuda e subsistência para todos os homens quebrados que são destituído
das demais coisas.
8 - Wenne (A Felicidade) aprecia aquele que sabe viver sem sofrimento, tristeza ou ansiedade, e tem prosperidade, felicidade e uma casa suficientemente boa.
9 - Hægl (O Granizo) é a mais branca das sementes; é girada da abóbada do céu e é lançada entre as rajadas do vento e então derrete na água.
10 - Nyd (A Necessidade) é opressivo ao coração; porém freqüentemente prova uma fonte de ajuda e de salvação às crianças dos homens, e a todos que se cuidam na ocasião.
11 - Is (O Gelo) é muito frio e extremamente escorregadio; resplandece tão claramente quanto o vidro e mais parece ser pedras preciosas; é um assoalho feito pelo gelo, belo e se ver.
12 - Ger (O Verão) é uma alegria aos homens, quando Deus, o rei santo do Céu, padece a terra para trazer frutas brilhantes para os ricos e para os pobres.
13 - Eoh (O Teixo) é uma árvore com casca áspera, dura e firme na terra, suportada por suas raízes, uma guardiã da flama e uma alegria em uma propriedade.
14 - Peorð (A Peça de Xadrez?/Vulva?) é uma fonte da recreação e de grande divertimento, onde os guerreiros se sentam alegremente juntos no salão do banquete.
15 - Eolh-secg (O Junco?) pode ser encontrado em um pântano; cresce na água e faz uma ferida horrível, cobrindo com sangue todo guerreiro que toca-la.
16 - Sigel (O Sol) é sempre uma alegria para os navegadores (ou, na esperança dos marinheiros) quando freqüentemente viajam sobre o cardume dos peixes, até o curso das terras profundas dos ursos.
17 - Tir (Tiw) é uma estrela (guia); que mantém a fé com os príncipes; está sempre em seu curso sobre as névoas da noite e nunca falha.
18 - Beorc (A Bétula) não carrega nenhum fruto; ainda que sem semente traz adiante brotos, que para ela é gerado de suas folhas. Esplêndidas são suas folhas e gloriosamente adornadas e sua coroa elevada alcança aos céus.
19 - Eh (O Cavalo) é uma alegria dos príncipes na presença dos guerreiros. Um cavalo no orgulho de seus cascos, quando homens ricos sobre o dorso do cavalo reúnem palavras sobre ele; e é sempre uma fonte do conforto ao impaciente.
20 - Mann (O Homem) alegre é querido por seus parentes; ainda cada homem é julgado ao falhar com seu companheiro, desde que o Dryhten (Senhor) por seu decreto cometerá uma destruição desprezível à terra.
21 - Lagu (O Oceano) parece interminável para os homens, quando arriscam aventurar-se no barco e as ondas do terrível mar e o curso do cuidado intenso não tem rédeas.
22 - Ing (Ing) foi primeiro visto pelos homens entre os Dinamarqueses do Leste, até que, seguido por seu carro, ele partiu ao oriente sobre as ondas. Então os Heardingas nomeou o herói.
23 - Eþel (Uma Propriedade) é muito querida por todo homem, Se ele puder apreciar lá em sua casa tudo o que é direito e apropriado na constante prosperidade.
24 - Dæg (O Dia) é a luz gloriosa do criador, é enviada pelo Dryhten (Senhor); é amado pelos homens, uma fonte da esperança e da felicidade ao rico e ao pobre, e serve para todos.
25 - Ac (O Carvalho) engorda a carne dos porcos para as crianças dos homens. Freqüentemente atravessa o banho dos pelicanos, e o oceano prova se o carvalho mantém a fé na forma honorável*.
26 - Æsc (O Freixo) é excepcionalmente elevado e precioso para os homens.Com seu tronco robusto oferece uma resistência inflexível,embora um homem é atacado por muitos.
27 - Yr (O Arco de Teixo) é uma fonte da alegria e da honra a todo príncipe e cavaleiro; Se vê bem em um cavalo e é um equipamento de confiança para uma viagem.
28 - Iar (O Castor?) é um peixe do rio e ainda se alimenta sempre na terra; tem um belo domicílio cercado pela água,onde vive na felicidade.
29 - Ear (A sepultura) é horrível a todo cavaleiro, quando o corpo começar rapidamente a esfriar e é colocado no leito da terra escura. Declínios de prosperidade, felicidade falece e as convenções são quebradas.
Notas:
*25 Ac atravessa o banho dos pelicanos, que é o mar. Essa “prova” parece ter relação com o costume na Escandinávia, na era Viking, de jogar o carvalho que era a colunas das casas ao mar para que o Deus Þórr lhes mostrasse onde desejava que eles edificassem suas novas casas.
Essa tradução foi feita por Marcio A. Moreira (Vitki Þórsgoði).

Comentários
Postar um comentário