Alvíssmál (As Palavras de Alvíss)




Alvíssmál (As Palavras de Alvíss) é um dos poemas da Edda Poética. Acredita-se que tenha sido redigido no século 11. Esse poema conta como Þórr conseguiu livrar sua filha de se casar com um anão. Embora o nome dessa filha nunca foi nomeada, muitos acreditam que seja Þrúðr.

Alvíssmál

Alvíss disse:
01-"Para cobrir os bancos a noiva está vindo comigo chegando ao lar nesse momento. Parecerá para todos que eu estou impaciente com o matrimônio. Mas longe de casa ninguém consegue descanso.”

Þórr disse:
02-"Que tipo de ser você é? Por que seu nariz é tão pálido? Passou a noite com os mortos*? Para mim parece que você possui o corpo de um Þurs*. Você não nasceu para a noiva."

Alvíss disse:
03-"Eu me chamo Alvíss, e vivo em baixo da terra. Eu tenho um lar abaixo das pedras. O senhor dos vagões* eu vim visitar. Nenhum homem quebrará a promessa."

Þórr disse:
04-"Eu quebrarei a promessa. Como pai dela, eu tenho mais a dizer. Eu não estava no lar quando ela foi prometida. E só eu, dos deuses, a posso dar para matrimônio ."

Alvíss disse:
05-"Quem é esse homem, que diz ter autoridade sobre a bela donzela? Andarilho! Poucos o conhecerá. Quem trouxe os anéis* para você?"

Þórr disse:
06-"Eu sou chamado Vinþórr! Eu andei muito. Eu sou filho de Síðgrani*.Você não terá a jovem moça por meu consentimento, ou minha aprovação do casamento."

Alvíss disse:
07-"Eu logo terei seu consentimento, e conseguirei sua aprovação. Eu quero muito ter a moça branca como a neve que é melhor que ficar sozinha*."

Þórr disse:
08-"Eu concederei a você o amor da donzela, sábio convidado, darei a você o que você deseja, se você puder me dizer tudo o que quero saber sobre todos os mundos."

09-"Me diga Alvíss,eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres: Como a Terra é chamada, que se estende abaixo dos filhos dos homens, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
10-"É chamada de "Jörð" pelos homens, "Fold" pelos Æsir, "Vega" pelos Vanir, "Ígroen" pelos Jötnar*, "Gróandi" pelos Álfar*, e os Uppregin* a chamam de "Aur"."

Þórr disse:
11-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres:
Como o Céu é chamado em todos os mundos?"

Alvíss disse:
12-"É chamado de "Himinn" entre os homens, "Hlýrnir" pelos Deuses, os Vanir chamam de "Vindófni", "Uppheim" pelos Jötnar, "Fagraræfr" pelos Álfar, e os Dvergar* chamam de "Drjúpansal".

Þórr disse:
13-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres:
Como a Lua é chamado,que é visto pelos filhos dos homens,em todos os mundos?"

Alvíss disse:
14-"É chamado de "Máni" entre os homens, "Mylinn" pelos Deuses, no Hel é chamado de "Hverfanda Hvél", "Skyndi" pelos Jötnar, e "Skin" pelos Dvergar, e os Álfar chamam de "Ártala".

Þórr disse:
15-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres: Como a Sol é chamada,que é vista pelos filhos dos homens, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
16-"É chamada de "Sól" entre os homens, "Sunna" pelos Deuses, os Dvergar chamam de "Dvalins Leika", "Eygló" pelos Jötnar, os Álfar de "Fagrahvél", e "Alskír" pelos filhos dos Æsir."

Þórr disse:
17-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres: Como as Nuvens são chamadas, as que trazem a chuva, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
18-"São chamadas de "Ský" pelos homens, de "Skúrván" pelos Deuses, os Vanir chama de "Vindflot", "Úrván" os Jötnar, os Álfar de "veðrmegin", e no Hel são chamadas de "Hjalm Huliðs".

Þórr disse:
19-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe,o destino de todos os seres: Como o Vento é chamado, que viaja a distancias, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
20-"É chamado de "Vindr" pelos homens, "Váfuðr pelos Deuses, os Ginnregin* chamam de "Gneggjuð", "OEpi os Jötnar, os Álfar de "Dynfara", e no Hel é chamado de "Hviðuð".

Þórr disse:
21-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres: Como chamam a Calma, que que repousa, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
22-“É chamada de “Logn” pelos homens, de “Loegi” pelos Deuses, os Vanir chamam de “Vindlot”, “Ofhlý” pelos Jötnar, “Dagsefa” pelos Álfar, e os Dvergar chamam de “Dagsveru””.

Þórr disse:
23-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe,o destino de todos os seres: Como o Mar é chamado, onde os homens navegam, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
24-"É chamado de "Sær" pelos homens, de "Síloegja" pelos Deuses, os Vanir chamam de "Vág", "Álheim" pelos Jötnar, os Álfar de "Lagastaf", e os Dvergar de "Djúpan Mar"."

Þórr disse:
25-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe,o destino de todos os seres: Como o Fogo é chamado, que queima perante os filhos dos homens, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
26-"É chamado de "Eldr" pelos homens, "Funi" pelos Æsir, os Vanir chama de "Vág", "Frekan" pelos Jötnar, "Forbrenni" pelos Dvergar, e no Hel é chamado de "Hröðuð".

Þórr disse:
27-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres: Como as Florestas são chamadas, que crescem perante os filhos dos homens, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
28-"São chamadas de "Viðr" pelos homens, de "Vallarfax" pelos Deuses, no Hel é chamado de "Hlíðþang", "Eldi" pelos Jötnar, os Álfar de "Fagrlima", os Vanir chamam de "Vönd".

Þórr disse:
29-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres: Como a Noite é chamada, que Nörvi gerou, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
30-"É chamada de "Nótt" pelos homens, de "Njól" pelos Deuses, os Ginnregin chamam de "Grímu", "Óljós" pelos Jötnar, os Álfar de "Svefngaman", e os Dvergar chamam de "Draumnjörum".

Þórr disse:
31-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres: Como o Grão é chamado, que os filhos dos homens plantam, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
32-"É chamado de "Bygg" pelos homens, "Barr" pelos Deuses, os Vanir chamam de "Vöxt", "Æti os Jötnar, os Álfar de "Lagastaf", e no Hel é chamado de "Hnipin".

Þórr disse:
33-"Me diga Alvíss, eu acho, anão, que você sabe, o destino de todos os seres: Como a Cerveja é chamada, que é bebida pelos filhos dos homens, em todos os mundos?"

Alvíss disse:
34-"É chamada de "Öl" pelos homens, os Æsir de "Bjórr", os Vanir chamam de "Veig", "Hreinalög" pelos Jötnar, no Hel de "Mjöð", e os filhos de Suttung chamam de "Sumbl".

Þórr disse:
35-"Em um único coração* eu nunca vi tanta sabedoria antiga, mas eu enganei* você com palavras astutas. Na luz do dia você está, anão*, agora a Sól está brilhando no salão."


As Notas:
02/2* Os anões e elfos negros são relacionados com o mundo da morte.
02/3* Þurs são um dos vários nomes para designar os gigantes e aqui eles são relacionados ao mundo da morte.
03/3* Þórr é o senhor dos vagões.
05/4* Isso parece indicar que o anão deu anéis como dote aos deuses, embora é apenas suposição.
06/2* Óðinn.
07/4* Alvíss expressa seu amor pela donzela e diz a Þórr que é melhor ela ficar com ele do que ficar sozinha sem marido.
10/3* Jötnar são os gigantes e Álfar são os elfos.
10/4* Uppregin são os deuses.
12/4* Dvergar são os anões.
20/2* Ginnregin são os deuses.
35/1* Indicando o ser, "Em um único ser eu nunca vi...".
35/3* Esse poema mostra que Þórr possui sua sabedoria.
35/4* Os anões se transformam em pedra em contato com a luz da Sol.

Significado dos Nomes:
1) Nomes da Terra
Jörð = Terra
Fold = Campo
Veja = Caminhos
Ígroen = Esverdeada
Gróandi = Fértil
Aur = Argila

2) Nomes do Céu
Himinn = Céu
Hlýrnir = Firmamento
Vindófni = Tecelão dos Ventos
Uppheim = Mundo Superior
Fagraræfr = Teto Formoso
Drjúpansal = Salão das Chuvas

3) Nomes da Lua
Máni = Lua
Mylinn = Avermelhado
Hverfanda Hvél = Roda Giratória
Skyndi = Veloz
Skin = Brilhante
Ártala = Contador dos Anos

4) Nomes da Sol
Sol = Sol
Sunna = Sol
Dvalins Leika = Brinquedo de Dvalin
Eygló = Sempre Ardente
Fagrahvél = Bela Roda
Alskír = Toda-Brilhante

5) Nomes das Nuvens
Ský = Nuvens
Skúrván = Esperança de Chuvas
Vindflot = Bolsa dos Ventos
Úrván = Esperança de Chuvas
Veðrmegin = Tempo Poderoso
Hjalm Huliðs = Elmo da Invisibilidade

6) Nomes do Vento
Vintr = Vento
Váfuðr = Oscilador
Gneggjuð = Sussurrante
OEpi = Rugido
Dynfara = Estrondo Viajante
Hviðuð = Tempestuoso

7) Nomes da Calma
Logn = Calma
Loegi = Quietude
Vindlot = Vento Tranqüilizante
Ofhlý = Morno
Dagsefa = Sossega do Dia
Dagsveru = Abrigo do Dia

8) Nomes Do Mar
Sær = Mar
Síloegja = Planície sem Fim
Vág = Onda
Álheim = Lar da Enguia
Lagastaf = Provedor das Águas
Djúpan Mar = Mar Profundo

9) Nomes do Fogo
Eldr = Fogo
Funi = Flama
Vág = Oscilante
Frekan = Ganancioso
Forbrenni = Ardido
Hröðuð = Rápido

10) Nomes das Florestas
Viðr = Floresta
Vallarfax = Juba dos Campos
Hlíðþang = Alga das Montanhas
Eldi = Combustível
Fagrlima = Ramo Formoso
Vönd = Vara

11) Nomes da Noite
Nótt = Noite
Njól = Negra
Grímu = Encapuzada
Óljós = Sem Luz
Svefngaman = Prazer do Sono
Draumnjörun = Tecelã do Sonho

12) Nomes do Grão
Bygg = Cevada
Barr = trigo
Vöxt = Vegetação
Æti = Comida
Lagastaf = Provedor da natureza
Hnipin = Caule Esbelto

13) Nomes da Cerveja
Öl = Cerveja
Bjórr = Malte
Veig = Espumante
Hreinalög = Brilhante Bebida
Mjöð = Hidromel
Sumbl = Banquete

Essa tradução foi feita por Marcio A. Moreira (Vitki Þórsgoði). “Tentei manter-me fiel na tradução e em preservar os nomes originais contidos no poema”.

Grato pela colaboração de Marcio A. Moreira (Vitki Þórsgoði)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nafnaþulur (“Conhecimento de Nomes”)

CALENDÁRIO ÁSATRÚ (Hemisfério Sul)

Atualização de Consciência.